ORIENTAÇÕES PARA EXAMES
Apresentamos abaixo algumas dicas importantes para que você faça um bom exame teórico e prático.

* EXAME TEÓRICO

1. Comparecer no dia e horário marcado com 30 minutos de antecedência no Detran ou no horário combinado na auto escola;
2. Levar caneta esferográfica azul ou preta;
3. Levar cédula de identidade original e em perfeito estado, não sendo permitido cédulas abertas ou dilaceradas;
4. Caso o RG não esteja em bom estado ou com a foto antiga, levar também outro documento com foto, que pode ser: Reservista, Carteira Profissional ou Carteira de Profissão Regulamentada;
5. Preencher o cabeçalho da prova (número do processo, nº do CPF e nome) bem legível;
6. Cuidado com rasuras e falhas da caneta, teste a caneta antes de começar a prova;

* EXAME PRÁTICO - CARRO

Proibido usar bermuda, saia curta, chinelo, sandália e boné.

Antes de iniciar o percurso:

1. Ajuste o banco e coloque o cinto de segurança;
2. Ajuste os espelhos retrovisores;
3. Mesmo que o banco e espelhos, por acaso, já estejam na posição adequada, mexa assim mesmo;

Ao regular o banco certifique-se que os seus pés estão alcançando os pedais de freio, embreagem e acelerador e ao regular os retrovisores certifique-se que esta sendo possível visualizar de uma forma adequada as diversas possibilidades do trânsito.

Ao iniciar o percurso:

4. Não dar partida no motor com o carro engrenado, verifique se o câmbio está desengatado;
5. Dar partida após verificação do câmbio;
6. Dar seta avisando de que vai sair;
7. Engatar primeira marcha antes de iniciar a saída;
8. Não sair com o freio de mão puxado, baixar o freio de mão;
9. Olhar nos retrovisores antes de sair;
10. Seguir devagar, atendendo as orientações do examinador;

Ao iniciar o exame, dirija para você seguindo as orientações do examinador. Pense somente no momento presente, esteja atento às solicitações do examinador, mas não tente adivinhar o que ele vai pedir.

Se concentre para executar cada passo da manobra, e não fique pensando no resultado final do exame, pois pode desencadear erros e esquecimentos.

Durante o percurso:

11. Não pisar na embreagem antes de pisar no freio;
12. Não esquecer de dar as setas em conversões, paradas ou balizas;
13. Não apoiar o pé na embreagem com o veículo em movimento;

Quando reduzir o veículo para efetuar uma conversão ou parar, não mantenha o pé na embreagem, pois o veículo fica livre. O certo é pisar no freio primeiro e só quando o veículo estiver quase parando pisar na embreagem.

Ao finalizar o percurso:

14. Dar setas ao parar o veículo;
15. Ao parar o carro, colocar a marcha/câmbio em ponto morto e depois puxar o freio de mão antes de desligar o motor;

* EXAME PRÁTICO - MOTO

Proibido usar bermuda, saia curta, chinelo, sandália e boné.

Antes de iniciar o percurso:

1. Manter o capacete fechado, ou se o capacete for aberto, você deve usar óculos protetor de visão devidamente fixado;
2. Acender o farol baixo;
3. Iniciar e finalizar o percurso em 1ª marcha;
4. Iniciar o percurso pelo lado direito do "oito";

Durante o percurso:

5. Não queimar as faixas delimitadoras do percurso;
6. Não apoiar nenhum dos pés no chão;
7. Entrar pelo lado direito dos cones;
8. Na parada obrigatória, colocar somente o pé esquerdo no chão, parando a 1 metro da faixa;
9. Não é necessário regular os espelhos e nem acionar a seta durante o percurso;

Ao terminar o percurso:

10. Não sair da faixa de equilíbrio;
11. Não derrapar;
12. Parar antes da placa "PARE".
MENU