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Apresentamos abaixo
algumas dicas importantes para que você faça
um bom exame teórico e prático.
1. Comparecer no dia e horário marcado com
30 minutos de antecedência no Detran ou no
horário combinado na auto escola;
2. Levar caneta esferográfica azul ou preta;
3. Levar cédula de identidade original e em
perfeito estado, não sendo permitido cédulas
abertas ou dilaceradas;
4. Caso o RG não esteja em bom estado ou com
a foto antiga, levar também outro documento
com foto, que pode ser: Reservista, Carteira
Profissional ou Carteira de Profissão
Regulamentada;
5. Preencher o cabeçalho da prova (número do
processo, nº do CPF e nome) bem legível;
6. Cuidado com rasuras e falhas da caneta,
teste a caneta antes de começar a prova;
Proibido usar bermuda, saia curta,
chinelo, sandália e boné.
Antes de iniciar o percurso:
1. Ajuste o banco e coloque o cinto de
segurança;
2. Ajuste os espelhos retrovisores;
3. Mesmo que o banco e espelhos, por
acaso, já estejam na posição adequada,
mexa assim mesmo;
Ao regular o banco certifique-se que os seus pés
estão alcançando os pedais de freio,
embreagem e acelerador e ao regular os
retrovisores certifique-se que esta
sendo possível visualizar de uma forma
adequada as diversas possibilidades do
trânsito.
Ao iniciar o percurso:
4. Não dar partida no motor com o carro
engrenado, verifique se o câmbio está
desengatado;
5. Dar partida após verificação do
câmbio;
6. Dar seta avisando de que vai sair;
7. Engatar primeira marcha antes de
iniciar a saída;
8. Não sair com o freio de mão puxado,
baixar o freio de mão;
9. Olhar nos retrovisores antes de sair;
10. Seguir devagar, atendendo as
orientações do examinador;
Ao iniciar o exame, dirija para você
seguindo as orientações do examinador.
Pense somente no momento presente,
esteja atento às solicitações do
examinador, mas não tente adivinhar o
que ele vai pedir.
Se concentre para executar cada passo da
manobra, e não fique pensando no
resultado final do exame, pois pode
desencadear erros e esquecimentos.
Durante o percurso:
11. Não pisar na embreagem antes de pisar no freio;
12. Não esquecer de dar as setas em conversões, paradas ou balizas;
13. Não apoiar o pé na embreagem com o veículo em movimento;
Quando reduzir o veículo para efetuar uma conversão ou parar, não mantenha o
pé na embreagem, pois o veículo fica livre.
O certo é pisar no freio primeiro e só quando o veículo estiver quase parando
pisar na embreagem.
Ao finalizar o percurso:
14. Dar setas ao parar o veículo;
15. Ao parar o carro, colocar a marcha/câmbio em ponto morto e depois
puxar o freio de mão antes de desligar o motor;
Proibido usar bermuda, saia curta, chinelo, sandália e boné.
Antes de iniciar o percurso:
1. Manter o capacete fechado, ou se o
capacete for aberto, você deve usar
óculos protetor de visão devidamente
fixado;
2. Acender o farol baixo;
3. Iniciar e finalizar o percurso em 1ª
marcha;
4. Iniciar o percurso pelo lado direito
do "oito";
Durante o percurso:
5. Não queimar as faixas delimitadoras
do percurso;
6. Não apoiar nenhum dos pés no chão;
7. Entrar pelo lado direito dos cones;
8. Na parada obrigatória, colocar
somente o pé esquerdo no chão, parando a
1 metro da faixa;
9. Não é necessário regular os espelhos
e nem acionar a seta durante o percurso;
Ao terminar o percurso:
10. Não sair da faixa de equilíbrio;
11. Não derrapar;
12. Parar antes da placa "PARE".
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